sexta-feira, 16 de abril de 2010

100 anos de presença das Religiosas da Assunção na América do Sul

Olá, Irmãs, Amigos e Amigas,

Sejam bem-vindos todos(as) a este “mutirão da memória” e a este “compromisso de caminhada”! Sim, porque é assim que queremos celebrar os cem anos de presença das Religiosas da Assunção nestas terras da América do Sul, começando pela primeira comunidade por elas fundada, no Rio de Janeiro, em 1911.
Estamos querendo celebrar este centenário refazendo a história destes cem anos (daí o “mutirão da memória”) e assumindo o compromisso de levar adiante pelo futuro afora o ideal de santa Maria Eugênia, nossa fundadora (daí o “compromisso de caminhada”).
Para isto, precisamos de todos(as) vocês. Mutirão é isto: todos juntos empenhados em fazer algo. Somos a Equipe do Centenário, encarregada de animar os acontecimentos do Ano do Centenário, que vai começar no próximo 15 de agosto, e terminar em dezembro de 2011. Por isto estamos vindo ao seu encontro para convidar vocês a se unirem a nós neste tempo de celebração. A festa é de todos nós!
Iniciamos este “blog” para que ele seja nosso ponto de encontro. Venham, leiam, relembrem, contribuam contando histórias, relembrando fatos, falando de algumas Irmãs que, por uma ou outra razão, deixaram marcas na sua vida e enviando fotos significativas destes cem anos de história que estamos querendo revisitar. “Recordar é viver”, não é verdade?
Você pode ter sido aluno ou aluna, professor ou professora, colaborador ou colaboradora das Irmãs, pode ter sido testemunha de chegada delas em sua cidade, pode ter conhecido algumas Irmãs que deixaram em seu coração lembranças fortes, ou pode ter tido qualquer outro tipo de contato com elas. Mas em qualquer destas situações, você tem uma história a contar. Partilhe esta história conosco. Envie sua colaboração para o relato destes cem anos a assuncao100@gmail.com Seja construtor(a) também deste nosso “blog”!

Até mais,
A Equipe do Centenário

11 comentários:

  1. Fui aluna, do pré-primário ao admissão. Impossível esquecer certas coisas, como nossas aulas de natação, quando afundávamos na piscina pesadamente vestidas com maiô de tecido grosso e saia pregueada. Lembro com carinho da Madre Rita, e do seu caráter perpassado pela austeridade e carinho. E como esquecer seu espanto quando eu disse que o sorvete da sobremesa estava queimado? Sorvete não vai ao fogo, disse ela, mas provou, e me deu razão. E a primeira comunhão, a coroação de Nossa Senhora, os campeonatos de vôlei. A história de Santa Maria Goretti, contada pela Madre Rita quando eu estava na primeira série, e que me fazia derramar lágrimas em abundância. A primeira escola, austera, sem dúvida, mas amorosa e preocupada em formar nosso caráter.
    Diana Carvalho

    ResponderExcluir
  2. FUI ALUNA E FORAM ANOS FELIZES,DO PRÉ-PRIMÁRIO ATÉ 4 GINASIAL. ERA QUASE UMA FILHA DA MADRE RITA, POIS PASSEI MAIS TEMPO COM ELA DO QUE COM MEUS PAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIA,ERA SEMI-INTERNA. O FATO QUE ME RECORDO COM CARINHO ,FOI QUANDO COMECEI A NAMORAR O MEU MARIDO, ELA ME PEDIO PARA CONVERÇAR COM ELE , E O PARECER DELA ,FOI FAVORAVEL. TENHO SAUDADES DELA ,QUERIA PODER CONTAR , QUE TEM MAIS 3 NETOS E 4BISNETOS.OBRIGADO COLÉGIO ASSUNÇÃO ESTAMOS ATÉ HOJE COLHENDO OS FRUTOS DA SUA EDUCAÇÃO E DO SEU AMOR.
    NANCY MARINHO DE QUEIROZ - NUMERO 121

    SAUDADES DE TODAS AS MADRES , IRMÃS E COLEGAS QUE FIZERAM PARTE DE NOSSA CAMINHADA

    ResponderExcluir
  3. Fui aluna, no ginasio... recordações muito marcantes como as aulas de desenho com madre Sara... a torta Assunção nos dias festivos,os campeonatos de vôlei.. passeios ao sitio em terezopolis... lembro com muito carinho da madre Rita, E foi a partir de uma serie de palestras com profissionais que eu decidi a minha escolha em ser As.social.
    Flora L.B.Soffiatti

    ResponderExcluir
  4. Fui aluna desde o Petit Couvent e gostava muito da Madre Lucia Teresa. Fiz minha Primeira Comunhão na Capela do Assunção e tenho lindas recordações do meu tempo de aluna. Fiquei triste com a notícia do fechamento do Colégio e mais triste ainda com a descaracterização da arquitetura original.

    ResponderExcluir
  5. Equipe do Centenário, informo a vocês que assim que Rosinha me enviou este endereço semana passada, repassei para toda a minha lista de ex-alunas e professoras, pelos menos duzentas pessoas já sabem da existência deste blog.
    Contem comigo para que esta seja uma linda festa.
    Grande abraço
    Rosana Brigagão

    ResponderExcluir
  6. Lembro com carinho dos quatro anos que passei no colégio Assunção, no Rio. Foram marcantes.
    Parabéns pelo Blog. Tenho orgulho de fazer parte deste time.

    ResponderExcluir
  7. Eu fui muito feliz no Colégio Assunção.Madre Rita era minha querida ,foi quem me ensinou a ler e escrever e sempre atenta a tudo que acontecia.No refetório
    eramos obrigadas a comer tudo que colocavamos no prato e Madre Rita só nos liberava para o recreio se mostrassemos o prato limpo.Na época ,tinhamos muito respeito pelas mestras,professoras,madres e as moças que nos serviam.A educação era primorosa.Estudei desde a primeira série primária ao primeiro ano clássico.Iamos a missa todos os dias.Fiz minha primeira comunhão no colégio.Fiz muitos retiros,festas das missões e conheci o palhaço Carequinha que Madre Rita convidou para fazer um show no Teatro.Assisti a contrução da piscina e minha mãe foi antiga aluna do colégio,logo,eu era netinha do Assunção. Muitas saudades.Ida Maria Magnavita

    ResponderExcluir
  8. Kátia disse....

    Alô Pessoal!!!
    Estudei 8 anos no Colégio Assunção, situado no bairro de Santa Tereza/Rio de Janeiro.Trago comigo, muitas lembranças boas dessa época...estudei de 1965/1972.
    Um grande abraço a todos....saudações centenárias......rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Eu já havia participado de diversos eventos voltados para a luta pela democracia e pelos direitos humanos, como tantos, que ocorriam na década de 70 no Colégio Assunção. Mas por duas vezes as Irmãs me acolheram naquelas suas alturas em momentos cruciais de meu trabalho. Durante a pesquisa do mestrado, ocupei regularmente, por muitos meses, uma sala que me cederam, e compartilhei muitas vezes refeições e bons momentos com elas. No doutorado, em situação "aguda" de redação da tese, além de ocupar um espaço cedido, cheguei a me hospedar por duas semanas no colégio, e contei com o apoio e o afeta das irmãs outra vez. São minhas amigas, e sinto saudades delas. Sou muito grata por tudo. Desejo que permaneçam por perto por centenas de séculos, onde estiverem, e que sejam muito felizes sempre.
    Lígia Dabul . Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  10. Bom dia amigos do ASSUNÇÃO, deixo para vocês o link da comunidade de SANTA MARIA EUGENIA DE JESUS no orkut, espero vocês! Lindo fim de semana para todos
    Rosana

    Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=31029115&tid=5463359594933222228&start=1

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Irmã Raimunda, adoreiiiiiii ver as fotos antigas pena que não dá para identificarmos as irmãs pq as fotos estão embaçadas mas amei!
    ver as meninas com seus lindos vestido de Primeira Comunhão, nem sabia que em alguma época havia sido assim com tanto luxo, assim que der irei até aí para ver a exposição ao vivo e a cores.
    Muito bom trabalho, as fotos do dia 15 tb estão muito boas, fico feliz em ver que a festa foi um sucesso e na próxima certamente estarei por aí.
    Grande abraço e PARABÉNS pelo blog.
    Rosana

    ResponderExcluir