terça-feira, 17 de agosto de 2010

Abertura do Ano Centenário no Rio de Janeiro

Olá, pessoal

Domingo, dia 15 de agosto, festa da Assunção de Nossa Senhora, abriu-se o Ano Centenário de presença das Religiosas da Assunção no Rio de Janeiro, no Brasil e na América do Sul. Iniciamos as festividades com a celebração da Missa.

Na procissão de entrada foram levados alguns artigos e objetos que tiveram grande significado ao longo da história: a bandeira do colégio, o painel com o logo dos cem anos, a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição que ficava em cima da mesa de trabalho de Maria Eugênia, nossa fundadora e que foi trazida pelas primeiras Irmãs que aqui chegaram, assim como a foto da primeira casa em que residiram quando adquiriram a propriedade.

Logo após a procissão de entrada, tivemos um momento muito significativo de acender a vela que representa a luz e a presença do Espírito que acompanhou a caminhada das Irmãs ao longo destes anos. A vela foi acesa por Irmã Penha e Andréia, uma irmã idosa e uma jovem que inicia sua caminhada na Congregação, representando todas aquelas irmãs que contribuíram para a construção da história da Assunção durante este tempo e a história que continua, lançando-se para o futuro.

Foi um dia de muita alegria, de festa, de encontros e reencontros. Todos os que vieram puderam se divertir. Tivemos torneio de futebol, masculino, infantil e feminino. O time feminino da Assunção ganhou o primeiro lugar. Tivemos espaço para as pessoas que queriam dançar um samba e um forró e também tivemos uma saborosa feijoada. Encerramos o dia com uma roda de capoeira e jongo.

Claro, não podia faltar a torta da Assunção, que foi servida em diversos sabores: morango, chocolate, banana, goiabada, maçã e ameixa. Havia também, é claro, outras guloseimas.
.
Durante vários dias, nos dedicamos a preparar a festa, nos organizando em diversas equipes de trabalho, para que tudo pudesse ser realizado com tempo e com a participação de todos formamos: equipe para preparar a sala de exposição de fotografias, dos quadros e outros objetos que lembravam a história vivida ao longo destes anos, equipe para a celebração, equipe da cozinha etc.

Queremos agradecer a participação de todos os que vieram e contribuíram para a realização desta bonita festa. Ao longo do Ano Centenário, serão realizadas outras atividades. A grande festa de encerramento será no dia 10 de dezembro de 2011, aqui no Rio de Janeiro.