quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CENTENÁRIO DAS RELIGIOSAS DA ASSUNÇÃO - BELO HORIZONTE

Caminho Bonito
Neste ano de 2010 a comunidade de BH tem feito um caminho bonito junto com o Grupo Assunção Juntos e todos os amigos e amigas. . Por ocasião da Festa da Santa Maria Eugênia, preparando o 10 de março houve um tríduo em três lugares diferentes, terminando com uma grande celebração na Capela da Vila Cemig. A participação foi muito boa e todos ficamos contentes de termos realizado algo tão simples e tão significativo. O Grupo Assunção Juntos se solidificou e criou novo ânimo.

E o CENTENÁRIO?
Depois de avaliarmos positivamente a Festa do 10 de março, quando é celebrado Santa Maria Eugênia de Jesus e querendo fazer algo diferente para o a Abertura do Centenário, nos encontros mensais com Assunção Juntos surgiu a idéia de inicia-lo com as irmãs e os leigos da comunidade da Assunção em Teresópolis-RJ, pois é a mais próxima e também existe lá um Grupo Assunção Juntos. Depois de meses de preparação e muita animação, tentamos nos encontros de cada mês aprofundar e conhecer a missão das Religiosas da Assunção e a fundadora Santa Maria Eugênia. Com muita empolgação todas aguardaram o dia da tão sonhada viagem a Teresópolis.

Preparação: Uma semana antes os 45 participantes foram convidados para um encontro onde além de um entrosamento prévio entre todos, foi uma ocasião para aprofundar o motivo da viagem. O que e porque celebramos neste 15 de agosto o início dos 100 anos de chegada no Brasil. Comparecerem pessoas da Comunidade da Vila Cemig e do Araguaia, todos se conheciam de uma maneira ou de outra e outros lá conheciam as irmãs de longas datas.
O Grande dia: Dia 13 de agosto chegou e as 18:00 horas estávamos de partida, na frente da casa das irmãs e os que passavam se perguntavam: o que está acontecendo?? Era um clima de muita alegria e expectativa. Fizemos boa viagem: cantamos rezamos, brincamos, ouvimos música e até alguns conseguiram dormir.

Chegada: Depois de uma viagem tranqüila chegamos ao Sítio Assunção, no bairro Quebra Frascos em Teresópolis – RJ por volta das 02h30min da manhã do dia 14 As irmãs: Alysse, Santina, Luzia e Françoise nos aguardavam com ansiedade. Foi uma festa!!! Muitos abraços, pois as duas últimas haviam morado em Belo Horizonte e eram bem conhecidas de todos.

Durante: O Sábado foi um dia tranqüilo para passear, conversar, aproveitar a bela paisagem, os jardins e todos os recantos do Sítio Assunção. Todos não se cansavam de dar graças a Deus por ter criado um lugar tão maravilhoso, aconchegante e tranqüilo. À tarde foi proporcionado um passeio pelos arredores e mesmo estando bastante frio foi bem apreciado por todos.
Alegria partilhada com danças, troca de presentes, diálogo: A noite, após o jantar todos nos reunimos para uma confraternização, com a presença das irmãs da Assunção e amigos e amigas de Belo Horizonte e Teresópolis. Cada um foi convidado a dizer quando que as irmãs da Assunção começaram a fazer parte de sua história. Seguiu-se então depoimentos lindíssimos de pessoas que havia nos conhecido há muito ou pouco tempo, o que foi aprendido, o que chamou ou chama atenção, etc. A noite continuou com curiosidades sobre as irmãs da Assunção, a apresentação de danças de algumas do Grupo de BH e a troca de presentes.

Domingo: Após Ofício solene, todos participaram e ouviram com interesse uma palestra com Irmãs Marta sobre a chegada das Irmãs da Assunção no Brasil. Logo após aconteceu a Missa em Ação de Graças dando abertura ao Centenário. Um almoço festivo reuniu à todos para concluir a festa. Partida: Todos os leigos e irmãs, tanto de Belo Horizonte quanto de Teresópolis estavam bastante agradecidos por esta oportunidade de celebrarem juntos a Abertura dos 100 anos de presença das Religiosas da Assunção no Brasil. As quatro da tarde o grupo de Belo Horizonte saia de Teresópolis com o coração transbordante de alegria por haver vivido uma experiência tão enriquecedora.
E já se programando para levarem desta vez, dois ônibus para o encerramento do Centenário em dezembro de 2011 em Santa Teresa no Rio de Janeiro.